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Minha Identificação como Cliente
É a identificação de cada cliente para a liberação de atendimento nas unidades da Unimed Cuiabá. No caso da Cooperativa, a biometria inclui a impressão digital do beneficiário. Os dados são registrados no sistema de cadastro da Cooperativa.
O cadastro é realizado no momento do primeiro atendimento, nos locais credenciados, ou na sede da Unimed Cuiabá.
O registro no sistema é utilizado somente nos locais credenciados na área de ação da Unimed Cuiabá.
No caso de atendimentos na área de ação da Unimed Cuiabá, a biometria pode ser utilizada como ferramenta principal de identificação.
Não, a apresentação de documento de identidade com foto é obrigatória. Caso não possua o RG, o cliente pode apresentar a CNH, CTPS, etc.
Cartão do Plano
Se o contrato for particular, ele é entregue no momento da contratação do plano. Caso seja empresarial, o cartão é enviado pelos Correios, 40 dias após o início do contrato.
Neste caso, entre em contato com a Central de Atendimento 24 horas, pelo telefone 0800 647 3008.
A apresentação do cartão é obrigatória nos casos de atendimento fora da área de atuação da Unimed Cuiabá.
O cartão tem validade por dois anos ou enquanto o contrato estiver no período de vigência. Para atendimento na área de ação da Unimed Cuiabá, o cartão vencido pode ser utilizado, uma vez que a identificação é realizada por biometria. No caso de atendimento fora da área, isto não é possível.
Não. Nas demais áreas de ação, a apresentação do cartão é obrigatória.
Senha do Cliente
A senha é encaminhada junto com o cartão ou pode ser cadastrada na Central de Relacionamento 24 horas, pelo telefone 0800 647 3008, digitando a opção 6, em seguida a opção 4. Caso tenha interesse, o cliente pode alterá-la quando quiser.
O registro da senha é feito na Central de Relacionamento 24 horas, pelo telefone 0800 647 3008, digitando a opção 6, em seguida a opção 4. É possível recuperá-la no site da Unimed Cuiabá, na opção Sou Cliente, no campo “Altere Sua Senha Aqui”. A senha será reenviada no e-mail cadastrado.
A nova senha também pode ser cadastrada na Central de Relacionamento 24 horas (opção 6 e 4) e não é necessário informar a senha anterior em caso de esquecimento.
Caso queira alterar o seu e-mail cadastrado junto à Unimed Cuiabá, é possível ser feito na Central de Relacionamento 24 horas, pelo telefone 0800 3647 3008 ou acessando a área restrita do cliente, no site da Cooperativa.
Clique em Sou Cliente e no menu de Serviços Rápidos, acesse Atualização Cadastral e regularize seus dados.
A senha é solicitada quando durante o atendimento há algum problema na verificação da biometria. Ela também é utilizada para os acessos à área restrita do cliente no site da Unimed Cuiabá.
Inicialmente, a senha é a mesma para todos os beneficiários do contrato, porém, caso seja de interesse, ela pode ser alterada para cada um à sua escolha. Para beneficiários acima dos 18 anos de idade é necessário o desbloqueio da senha inicial no acesso a área do cliente no site da Unimed Cuiabá.
Carências do meu Plano
Carência é o prazo que concede ao beneficiário o direito a determinado procedimento/atendimento, após a aquisição do plano de saúde. As principais carências são as seguintes:
Não. Conforme legislação da Agência Nacional de Saúde (ANS), o plano de saúde só é obrigado a oferecer o que estiver no contrato, de acordo com a segmentação (plano referência, ambulatorial, hospitalar, obstetrícia, odontológica e suas combinações) e a cobertura para os procedimentos previstos na lista da cobertura mínima obrigatória. O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde pode ser acessado em www.ans.gov.br .
Caso o contrato tenha cláusula de cobertura para procedimento que não esteja no Rol da ANS, o plano é obrigado a cobri-lo também.
Pagamento do Plano
No caso do contrato particular, a primeira fatura é paga no momento da contratação. Os planos empresariais possuem a data de vencimento definidas pela própria empresa, em negociação com a Unimed Cuiabá.
Sim. A co-participação possui média de dois a três meses para ser repassada ao beneficiário e inclusa no boleto de mensalidade.
O serviço está disponível na área restrita do beneficiário, na opção Meu Contrato. No local está disponível o extrato de utilização dos últimos seis meses para acompanhamento. Caso tenha interesse, o beneficiário pode acessar a opção Pagamento (link) para conferir suas faturas detalhadas.
O boleto pode ser pago no Auto-atendimento ou no setor Financeiro na Sede da Unimed Cuiabá, Farmácias Unimed e em toda a rede bancária, incluindo Internet Banking.
Para incluir o boleto em débito automático, é necessário preencher formulário de solicitação. O requerimento pode ser feito junto à Unimed Cuiabá ou direto na agência bancária. Para beneficiários com conta no Banco do Brasil, a solicitação deve ser realizada somente na agência. Confira a relação de bancos:
O código de barras para pagamento pode ser obtido por meio aplicativo Unimed com Você, disponível para aparelhos Android e IOS. Basta fazer o login com o número da sua carteirinha e criar uma senha de acesso.
Acesse a opção “cadastro de boleto eletrônico” na área Pagamento do hotsite do cliente. Ao se cadastrar, o beneficiário receberá por e-mail link para acesso ao boleto. É necessário digitar código do cartão e senha do cliente para concluir a visualização.
Se preferir, acesse a página inicial do site da Unimed Cuiabá e clique em “Segunda via de boleto”. Ou ainda, no portal, clique em Sou Cliente > Serviços Rápidos > Retire a Segunda via do boleto aqui.
Abrangência Geográfica
A Unimed Cuiabá oferece planos de abrangência nacional, estadual ou local. Para saber qual a abrangência de seu plano, basta acessar o cartão de identificação do cliente ou ligar para a Central da Regulação 24 horas 0800 647 3008.
A rede credenciada da Unimed Cuiabá é composta por 23 hospitais, 183 clínicas e 50 laboratórios. Para atendimento fora da cidade do beneficiário, é acionada a modalidade Intercâmbio, que garante o acesso a qualquer uma das unidades credenciadas. A relação de instituições médicas cadastradas pode ser consultada no Guia Médico, via aplicativo ou no site da Cooperativa. Obs: nem todos os credenciados da rede Unimed local, possuem o credenciamento para Intercâmbio, por este motivo, o beneficiário deve fazer a consulta da unidade previamente.
Urgências e Emergências
Situações de urgência são casos resultantes de acidentes pessoais ou de complicações decorrentes de doenças, incluindo a gravidez e que necessitam de atenção imediata. Situações de emergência são aquelas que implicam risco imediato de morte ou de lesões irreparáveis.
Conforme legislação da Agência Nacional de Saúde (ANS), a cobertura para urgência/emergência é garantida 24 horas após a vigência do contrato. Caso seja solicitada, a cobertura deve estar dentro das regras estabelecidas pela Agência para cada tipo de plano: ambulatorial, hospitalar sem e com obstetrícia, plano referência e odontológico.
Em relação à internação para atendimento ambulatorial, o prazo de cobertura é de 12 horas. Se o beneficiário não puder arcar com os custos do hospital credenciado após este período, o transporte para um hospital público deverá ser realizado sob responsabilidade da Unimed Cuiabá. Caso o beneficiário ou responsável legal opte pela internação no hospital privado, a Operadora não tem obrigatoriedade pelo transporte.
Se o médico assistente determinar, por escrito, a impossibilidade de transferência por questões clínicas, o beneficiário ou familiar pode negociar as despesas para continuidade do atendimento com o hospital. Neste caso, a Operadora não pode assumir qualquer responsabilidade, após as 12 horas de atendimento inicial.
Não. De acordo com a Resolução Normativa 259 e 268/2011 da Agência Nacional de Saúde (ANS), é obrigatória às Operadoras a autorização imediata de solicitações de urgência e emergência.
A Unimed Cuiabá oferece em sua rede hospitais particulares credenciados para atendimento conforme o tipo de plano do beneficiário. A relação de instituições pode ser consultada no Guia Médico.