Olá, cliente Unimed Cuiabá!

Minha Identificação como Cliente

O que é biometria?

É a identificação de cada cliente para a liberação de atendimento nas unidades da Unimed Cuiabá. No caso da Cooperativa, a biometria inclui a impressão digital do beneficiário. Os dados são registrados no sistema de cadastro da Cooperativa.

Como posso cadastrar minha biometria?

O cadastro é realizado no momento do primeiro atendimento, nos locais credenciados, ou na sede da Unimed Cuiabá.

Onde posso ser identificado via biometria?

O registro no sistema é utilizado somente nos locais credenciados na área de ação da Unimed Cuiabá.

Com a biometria, o cartão de identificação é dispensável?

No caso de atendimentos na área de ação da Unimed Cuiabá, a biometria pode ser utilizada como ferramenta principal de identificação.

Com a biometria meu RG é dispensável?

Não, a apresentação de documento de identidade com foto é obrigatória. Caso não possua o RG, o cliente pode apresentar a CNH, CTPS, etc.

Cartão do Plano

Quando recebo meu cartão?

Se o contrato for particular, ele é entregue no momento da contratação do plano. Caso seja empresarial, o cartão é enviado pelos Correios, 40 dias após o início do contrato.

Se não recebi no prazo, como solicitar meu cartão?

Neste caso, entre em contato com a Central de Atendimento 24 horas, pelo telefone 0800 647 3008.

Onde devo me identificar via cartão?

A apresentação do cartão é obrigatória nos casos de atendimento fora da área de atuação da Unimed Cuiabá.

Qual é o prazo de validade do meu cartão? Consigo utilizar meu cartão vencido?

O cartão tem validade por dois anos ou enquanto o contrato estiver no período de vigência. Para atendimento na área de ação da Unimed Cuiabá, o cartão vencido pode ser utilizado, uma vez que a identificação é realizada por biometria. No caso de atendimento fora da área, isto não é possível.

Se estiver sem cartão, consigo ser atendido, inclusive fora de Cuiabá?

Não. Nas demais áreas de ação, a apresentação do cartão é obrigatória.

Senha do Cliente

Qual é minha senha?

A senha é encaminhada junto com o cartão ou pode ser cadastrada na Central de Relacionamento 24 horas, pelo telefone 0800 647 3008, digitando a opção 6, em seguida a opção 4. Caso tenha interesse, o cliente pode alterá-la quando quiser.

Como faço minha senha ou como recuperá-la?

O registro da senha é feito na Central de Relacionamento 24 horas, pelo telefone 0800 647 3008, digitando a opção 6, em seguida a opção 4. É possível recuperá-la no site da Unimed Cuiabá, na opção Sou Cliente, no campo “Altere Sua Senha Aqui”. A senha será reenviada no e-mail cadastrado.

A nova senha também pode ser cadastrada na Central de Relacionamento 24 horas (opção 6 e 4) e não é necessário informar a senha anterior em caso de esquecimento.

Como faço para cadastrar um novo e-mail?

Caso queira alterar o seu e-mail cadastrado junto à Unimed Cuiabá, é possível ser feito na Central de Relacionamento 24 horas, pelo telefone 0800 3647 3008 ou acessando a área restrita do cliente, no site da Cooperativa.

Clique em Sou Cliente e no menu de Serviços Rápidos, acesse Atualização Cadastral e regularize seus dados.

Onde sou identificado via senha?

A senha é solicitada quando durante o atendimento há algum problema na verificação da biometria. Ela também é utilizada para os acessos à área restrita do cliente no site da Unimed Cuiabá.

Cada beneficiário do meu contrato tem uma senha?

Inicialmente, a senha é a mesma para todos os beneficiários do contrato, porém, caso seja de interesse, ela pode ser alterada para cada um à sua escolha. Para beneficiários acima dos 18 anos de idade é necessário o desbloqueio da senha inicial no acesso a área do cliente no site da Unimed Cuiabá.

Carências do meu Plano

O que é carência do plano de saúde Unimed Cuiabá? Quais são elas?

Carência é o prazo que concede ao beneficiário o direito a determinado procedimento/atendimento, após a aquisição do plano de saúde. As principais carências são as seguintes:

  • • 24 horas - acidente pessoal;
  • • 24 horas - atendimentos ambulatoriais de urgência/emergência (somente atendimento ambulatorial – Resolução 13ª do CONSU);
  • • 30 dias - consultas, exames de rotina;
  • • 60 dias (Plano Empresarial) - exames especializados, exceto os constantes nos itens abaixo – verifique os exames com 180 dias de carência;
  • • 90 dias (Plano Particular) - exames especializados, exceto os constantes nos itens abaixo;
  • • 180 dias para Angiografia Digital, Cineangiocoronariografia, Litotripsia, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada – verifique os exames com 180 dias de carência;
  • • 180 dias - Fisioterapia;
  • • 180 dias - procedimentos de Ambulatório, Quimioterapia, Radioterapia, Medicina Intervencionista, Internações Clínicas, Cirúrgicas e UTI/CTI, exceto parto e patologias consideradas pré-existentes;
  • • 180 dias - Hemodiálise e Diálise Peritonial;
  • • 300 dias - Parto a Termo;
  • • 720 dias - Patologias consideradas pré-existentes.

Meu plano de saúde é obrigado a cobrir todos os atendimentos de que eu precisar?

Não. Conforme legislação da Agência Nacional de Saúde (ANS), o plano de saúde só é obrigado a oferecer o que estiver no contrato, de acordo com a segmentação (plano referência, ambulatorial, hospitalar, obstetrícia, odontológica e suas combinações) e a cobertura para os procedimentos previstos na lista da cobertura mínima obrigatória. O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde pode ser acessado em www.ans.gov.br .
Caso o contrato tenha cláusula de cobertura para procedimento que não esteja no Rol da ANS, o plano é obrigado a cobri-lo também.

Pagamento do Plano

Quando vence a primeira fatura?

No caso do contrato particular, a primeira fatura é paga no momento da contratação. Os planos empresariais possuem a data de vencimento definidas pela própria empresa, em negociação com a Unimed Cuiabá.

A co-participação é cobrada junto com a mensalidade no mesmo boleto?

Sim. A co-participação possui média de dois a três meses para ser repassada ao beneficiário e inclusa no boleto de mensalidade.

Como posso conferir minha utilização e cobranças de co-participação?

O serviço está disponível na área restrita do beneficiário, na opção Meu Contrato. No local está disponível o extrato de utilização dos últimos seis meses para acompanhamento. Caso tenha interesse, o beneficiário pode acessar a opção Pagamento (link) para conferir suas faturas detalhadas.

Como e onde posso efetuar o pagamento?

O boleto pode ser pago no Auto-atendimento ou no setor Financeiro na Sede da Unimed Cuiabá, Farmácias Unimed e em toda a rede bancária, incluindo Internet Banking.

Como colocar em débito automático?

Para incluir o boleto em débito automático, é necessário preencher formulário de solicitação. O requerimento pode ser feito junto à Unimed Cuiabá ou direto na agência bancária. Para beneficiários com conta no Banco do Brasil, a solicitação deve ser realizada somente na agência. Confira a relação de bancos:

  • • Banco do Brasil
  • • Banco Itaú
  • • Caixa Econômica Federal
  • • Bradesco
  • • Sicredi
  • • Santander

Como obter a segunda via do boleto?

O código de barras para pagamento pode ser obtido por meio aplicativo Unimed com Você, disponível para aparelhos Android e IOS. Basta fazer o login com o número da sua carteirinha e criar uma senha de acesso.

Como optar pelo recebimento do boleto via email?

Acesse a opção “cadastro de boleto eletrônico” na área Pagamento do hotsite do cliente. Ao se cadastrar, o beneficiário receberá por e-mail link para acesso ao boleto. É necessário digitar código do cartão e senha do cliente para concluir a visualização.

Se preferir, acesse a página inicial do site da Unimed Cuiabá e clique em “Segunda via de boleto”. Ou ainda, no portal, clique em Sou Cliente > Serviços Rápidos > Retire a Segunda via do boleto aqui.

Abrangência Geográfica

Qual é a abrangência do meu plano? Como posso identificá-la?

A Unimed Cuiabá oferece planos de abrangência nacional, estadual ou local. Para saber qual a abrangência de seu plano, basta acessar o cartão de identificação do cliente ou ligar para a Central da Regulação 24 horas 0800 647 3008.

Qual é a rede de hospitais e clínicas credenciada fora da área de abrangência do meu plano?

A rede credenciada da Unimed Cuiabá é composta por 23 hospitais, 183 clínicas e 50 laboratórios. Para atendimento fora da cidade do beneficiário, é acionada a modalidade Intercâmbio, que garante o acesso a qualquer uma das unidades credenciadas. A relação de instituições médicas cadastradas pode ser consultada no Guia Médico, via aplicativo ou no site da Cooperativa. Obs: nem todos os credenciados da rede Unimed local, possuem o credenciamento para Intercâmbio, por este motivo, o beneficiário deve fazer a consulta da unidade previamente.

Urgências e Emergências

O que é urgência e emergência?

Situações de urgência são casos resultantes de acidentes pessoais ou de complicações decorrentes de doenças, incluindo a gravidez e que necessitam de atenção imediata. Situações de emergência são aquelas que implicam risco imediato de morte ou de lesões irreparáveis.

Após contratar um plano de saúde, quando posso ter cobertura para urgência / emergência?

Conforme legislação da Agência Nacional de Saúde (ANS), a cobertura para urgência/emergência é garantida 24 horas após a vigência do contrato. Caso seja solicitada, a cobertura deve estar dentro das regras estabelecidas pela Agência para cada tipo de plano: ambulatorial, hospitalar sem e com obstetrícia, plano referência e odontológico.

Em relação à internação para atendimento ambulatorial, o prazo de cobertura é de 12 horas. Se o beneficiário não puder arcar com os custos do hospital credenciado após este período, o transporte para um hospital público deverá ser realizado sob responsabilidade da Unimed Cuiabá. Caso o beneficiário ou responsável legal opte pela internação no hospital privado, a Operadora não tem obrigatoriedade pelo transporte.

No caso de atendimento limitado a 12 horas, se eu não puder ser levado para o SUS por haver algum risco, o que acontece?

Se o médico assistente determinar, por escrito, a impossibilidade de transferência por questões clínicas, o beneficiário ou familiar pode negociar as despesas para continuidade do atendimento com o hospital. Neste caso, a Operadora não pode assumir qualquer responsabilidade, após as 12 horas de atendimento inicial.

Os atendimentos dos casos de urgência/emergência precisam de autorização prévia?

Não. De acordo com a Resolução Normativa 259 e 268/2011 da Agência Nacional de Saúde (ANS), é obrigatória às Operadoras a autorização imediata de solicitações de urgência e emergência.

Onde posso ser atendido nestes casos?

A Unimed Cuiabá oferece em sua rede hospitais particulares credenciados para atendimento conforme o tipo de plano do beneficiário. A relação de instituições pode ser consultada no Guia Médico.