Definições e Siglas


Definições

  • Acidente pessoal: é o evento exclusivo, com data caracterizada, diretamente externo, súbito e imprevisível, involuntário e violento, causador de lesão física, que torne necessário o tratamento médico.
  • ANS: Agência Nacional de saúde Suplementar, é responsável pela regulação do plano.
  • Área de atuação: é o território em que a Unimed pode comercializar os seus planos, também fica responsável pelo oferecimento de rede credenciada para atendimento.
  • Carência: é o tempo que preciso ter de plano para ter direito a realizar determinado procedimento, conforme definido em contrato.
  • Cobertura: é o tipo de plano a que você tem direito.
  • Complicações na Gestação: são alterações patológicas durante a gestação, como por exemplo: gravidez tubária, eclampsia, parto prematuro, diabetes, abortamento, etc.
  • Coparticipação: é a participação na despesa assistencial a ser paga pelo cliente à operadora, após a realização do procedimento.
  • Emergência: são casos que implicam risco imediato de vida ou lesões irreparáveis para o paciente, caracterizado pelo médico. Ressaltamos ainda que as solicitações de urgência e emergência dos clientes de intercâmbio sem exceção serão analisados exclusivamente pelo médico do plantão, em cumprimento às normas do manual e de intercâmbio Nacional.
  • Sistema Unimed: é o conjunto de todas as Unimeds, cooperativas de trabalho médico, constantes da relação entregue à sua empresa, associadas entre si ou vinculadas contratualmente, para a prestação de serviços aos usuários
  • Urgência: são casos resultantes de acidente pessoal ou de complicações na gestação.
  • Usuário: é a pessoa física, inscrita e aceita pela sua empresa que usufruirá dos serviços ora contratados, seja na qualidade de titular ou seus respectivos dependentes. Por convenção, adotou-se o gênero masculino quando há referência aos(às) usuários(as), aos(às) filhos(as), aos(às) menores, etc.


ATENDIMENTO A CLIENTES UNIMED CUIABÁ EM OUTRAS UNIMEDS


Quais os tipos de contrato que dão ao cliente o direito a atendimento estadual ou nacional?

Os contratos com abrangência geográfica nacional ou estadual dão este direito. Para identificar qual o tipo de cobertura de atendimento do seu plano, basta localizar esta informação no próprio cartão magnético.


Todo cliente da Unimed Cuiabá tem direito a atendimento em qualquer lugar do território nacional?

Isso depende do tipo de abrangência geográfica do contrato do seu plano de saúde. Para identificar se o seu plano possui cobertura nacional ou estadual, basta localizar esta informação no próprio cartão magnético.


Em caso de cobertura nacional ou estadual, como o cliente da Unimed Cuiabá é identificado, atendido e os pedidos médicos são encaminhados fora de sua área de atuação?

O cartão magnéticodentro da validade e a cédula de identidade são os meios de identificação do cliente Unimed Cuiabá e seus dependentes em área de atendimento de outra Unimed. Sempre que viajar leve estes documentos para todos os atendimentos necessários.


Como são encaminhados os procedimentos médicos para clientes Unimed Cuiabá em municípios fora da área de atuação, em caso de contratos com cobertura nacional ou estadual?
• O pedido médico é solicitado pelo prestador credenciado na Unimed local. Esta encaminha a solicitação à Unimed Cuiabá.
• A Unimed Cuiabá, detentora do seu plano, é responsável pela autorização solicitada – seja consulta, exame ou procedimento.
• A Unimed Cuiabá faz a análise da cobertura do seu plano, bem como dos critérios médicos. Estes são analisados por uma comissão médica de auditores Unimed Cuiabá.
• Finalizado o processo, a resposta é enviada à Unimed executora (ou solicitante da autorização) que irá liberar o atendimento, conforme resposta da Unimed de Cuiabá.


No caso de planos contratados com abrangência nacional ou estadual, há procedimentos que são autorizados automaticamente por via eletrônica?

Sim. Nas Unimeds que trabalham com identificação eletrônica do cliente, por meio de leitor biométrico, procedimentos menos complexos, e cadastrados no sistema, podem ter autorização automática. Leia também: Prazos de autorização para procedimentos.

GUIA MÉDICO

A Unimed Cuiabá oferece mais de 1,3 mil médicos cooperados das mais diversas especialidades, além de rede credenciada. Acesse o Guia e busque pelo profissional e unidade à sua escolha.

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USO CONSCIENTE

Saiba como utilizar de forma econômica e sustentável o seu plano de saúde. Conheça as dicas e orientações da Unimed Cuiabá aos beneficiários.

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ATENDIMENTO

Fale com a Unimed Cuiabá através de seus canais de comunicação. A Cooperativa disponibiliza atendimento aos clientes via telefone, e-mail, redes sociais, chat e Ouvidoria.

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Canais de comunicação

A Unimed Cuiabá oferece diferentes canais de comunicação com o cliente

As redes funcionam diariamente 24 horas, com exceção do PABX, cujo horário de atendimento é das 7h30 às 17h e o Whatsapp das 8h às 17h.

Confira e escolha a melhor maneira de se comunicar com a Cooperativa.

  • Serviço de Atendimento ao Cliente


    sac@unimedcuiaba.coop.br 

    www.unimedcuiaba.com.br

    (Chat e Fale conosco)

  • PABX


    (65) 3612 3100

    Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h

  • Atendimento Presencial


    Rua Barão de Melgaço, 2730
    Centro Sul – Cuiabá

    Vendas, Relacionamento Corporativo, Relacionamento com o Cliente, Financeiro

  • Central de Atendimento 24 horas


    0800 647 3008

    0800 647 3110

    (para deficientes auditivos e de fala)

  • Ouvidoria


    Os registros são realizados através do telefone 0800 647 3008 ou se preferir pelo Fale Conosco, selecionando a opção Ouvidoria, ou através do SAC.


    O prazo de retorno às manifestações é de cinco dias úteis.

  • SMS/Whatsapp


    Para envio de imagens, como laudos, pedidos médicos, entre outros
    (65) 99996-1551

    Para envio de comprovante de pagamento
    (65) 99339 7481

    Para compra de medicamentos (orçamento e receitas)
    (65) 99207 3436

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