Definições e Siglas


Definições

  • Acidente pessoal: é o evento exclusivo, com data caracterizada, diretamente externo, súbito e imprevisível, involuntário e violento, causador de lesão física, que torne necessário o tratamento médico.
  • ANS: Agência Nacional de saúde Suplementar, é responsável pela regulação do plano.
  • Área de atuação: é o território em que a Unimed pode comercializar os seus planos, também fica responsável pelo oferecimento de rede credenciada para atendimento.
  • Carência: é o tempo que preciso ter de plano para ter direito a realizar determinado procedimento, conforme definido em contrato.
  • Cobertura: é o tipo de plano a que você tem direito.
  • Complicações na Gestação: são alterações patológicas durante a gestação, como por exemplo: gravidez tubária, eclampsia, parto prematuro, diabetes, abortamento, etc.
  • Coparticipação: é a participação na despesa assistencial a ser paga pelo cliente à operadora, após a realização do procedimento.
  • Emergência: são casos que implicam risco imediato de vida ou lesões irreparáveis para o paciente, caracterizado pelo médico. Ressaltamos ainda que as solicitações de urgência e emergência dos clientes de intercâmbio sem exceção serão analisados exclusivamente pelo médico do plantão, em cumprimento às normas do manual e de intercâmbio Nacional.
  • Sistema Unimed: é o conjunto de todas as Unimeds, cooperativas de trabalho médico, constantes da relação entregue à sua empresa, associadas entre si ou vinculadas contratualmente, para a prestação de serviços aos usuários
  • Urgência: são casos resultantes de acidente pessoal ou de complicações na gestação.
  • Usuário: é a pessoa física, inscrita e aceita pela sua empresa que usufruirá dos serviços ora contratados, seja na qualidade de titular ou seus respectivos dependentes. Por convenção, adotou-se o gênero masculino quando há referência aos(às) usuários(as), aos(às) filhos(as), aos(às) menores, etc.


PARTO


Quem tem direito ao parto com cobertura pelo plano?

Para ter direito ao parto com cobertura pelo plano de saúde, a mãe deve contratar um plano com segmentação obstétrica e estar atenta aos direitos previstos em Lei.


Todos os planos da Unimed Cuiabá têm esta cobertura?

Sim. Na Unimed Cuiabá, todos os planos regulamentados e não regulamentados oferecem esta cobertura.


Há planos de outras Unimeds que não tem cobertura para parto?

Sim. Verifique com a Unimed/origem, com antecedência, se o seu plano tem ou não cobertura para planejar o parto da melhor forma. 


Qual a obrigatoriedade com relação ao acompanhante?

Desde janeiro de 2012, tornou-se obrigatório para os planos de saúde com cobertura obstétrica cobrir as despesas de acompanhantes durante o pré-parto, parto e pós-parto imediato, incluindo acomodação, alimentação e paramentação (vestimenta).


Cesariana ou parto normal?

Essa decisão precisa ser compartilhada entre o médico, a gestante e sua família. O profissional deve fornecer informações sobre a situação clínica da mulher, os riscos e benefícios envolvidos em cada escolha, para ajudá-la na decisão.

De acordo RN 398/368, tem que ser formalizada a ciência dos riscos de parto cesariana, por meio de um formulário ou partograma  que é disponibilizado pelo médico assistente para preenchimento e assinatura da gestante.


Qual a carência e cobertura para parto?

Desde que tenha cumprido a carência de 300 dias para parto a termo*, e que o plano tenha cobertura obstétrica, a beneficiária pode exigir:

  • Cobertura do parto;
  • Cobertura de acompanhante, de sua escolha;
  • Assistência ao filho durante os primeiros trinta dias após o parto.

Caso os pais não tenham plano de saúde ou possuam plano ainda em período de carência, a criança também poderá aderir ao mesmo, porém cumprirá as carências devidas para cada caso. (*) Parto a termo – em gestações com mais de 37 semanas.


Há carência para troca de acomodação para o parto?

Sim, de enfermaria para apartamento são 180 (cento e oitenta) dias contados a partir da data de solicitação. De apartamento para enfermaria não há carência. Nos dois  casos, há alteração no valor do plano.

AUTORIZAÇÃO DO PARTO PARA CLIENTES UNIMED CUIABÁ

Como o cliente Unimed Cuiabá tem autorização do parto?

Após solicitação do médico requisitante, caso não tenha carências ou restrição no contrato, o sistema autoriza o parto imediatamente.

AUTORIZAÇÃO DO PARTO PARA CLIENTES DE OUTRAS UNIMEDS EM ÁREA DA UNIMED CUIABÁ

Como o cliente de outras Unimeds é identificado e os pedidos médicos são encaminhados em área da Unimed Cuiabá?

  • A identificação é mediante apresentação do cartão da Unimed válido,  documento pessoal com foto no ato do atendimento;
  •  Feito pelo médico, via RES – Sistema Eletrônico de Saúde, o pedido é direcionado para análise e aprovação da Unimed de origem do cliente;
  • A Unimed Cuiabá possui sistema de identificação eletrônico do cliente. A leitura digital biométrica permitirá que a Unimed do cliente responda de imediato à solicitação, desde que esteja na posição ON LINE eparametrizado para autorizar/negar automático. Caso contrário, o processo fica em ESTUDO e a Unimed Cuiabá encaminhará para análise e aprovação da Unimed de origem.

AUTORIZAÇÃO DO PARTO PARA CLIENTES DE OUTRAS UNIMEDS EM ÁREA DA UNIMED CUIABÁ


Como o cliente de outras Unimeds é identificado e os pedidos médicos são encaminhados em área da Unimed Cuiabá?

  • O cliente poderá acompanhar as suas solicitações através do 0800 647 3008  da Unimed Cuiabá, que posicionará sobre o andamento do processo;
  • Se houver negativa da solicitação  e o cliente solicitar mais detalhes, cabe à Unimed de origem prestar outras informações. Neste caso, o cliente deve fazer contato direto com a sua Unimed.

A escolha da maternidade ou hospital é feita pelo médico e cliente.

GUIA MÉDICO

A Unimed Cuiabá oferece mais de 1,3 mil médicos cooperados das mais diversas especialidades, além de rede credenciada. Acesse o Guia e busque pelo profissional e unidade à sua escolha.

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USO CONSCIENTE

Saiba como utilizar de forma econômica e sustentável o seu plano de saúde. Conheça as dicas e orientações da Unimed Cuiabá aos beneficiários.

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ATENDIMENTO

Fale com a Unimed Cuiabá através de seus canais de comunicação. A Cooperativa disponibiliza atendimento aos clientes via telefone, e-mail, redes sociais, chat e Ouvidoria.

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Canais de comunicação

A Unimed Cuiabá oferece diferentes canais de comunicação com o cliente

As redes funcionam diariamente 24 horas, com exceção do PABX, cujo horário de atendimento é das 7h30 às 17h e o Whatsapp das 8h às 17h.

Confira e escolha a melhor maneira de se comunicar com a Cooperativa.

  • Serviço de Atendimento ao Cliente


    sac@unimedcuiaba.coop.br 

    www.unimedcuiaba.com.br

    (Chat e Fale conosco)

  • PABX


    (65) 3612 3100

    Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h

  • Atendimento Presencial


    Rua Barão de Melgaço, 2730
    Centro Sul – Cuiabá

    Vendas, Relacionamento Corporativo, Relacionamento com o Cliente, Financeiro

  • Central de Atendimento 24 horas


    0800 647 3008

    0800 647 3110

    (para deficientes auditivos e de fala)

  • Ouvidoria


    Os registros são realizados através do telefone 0800 647 3008 ou se preferir pelo Fale Conosco, selecionando a opção Ouvidoria, ou através do SAC.


    O prazo de retorno às manifestações é de cinco dias úteis.

  • SMS/Whatsapp


    Para envio de imagens, como laudos, pedidos médicos, entre outros
    (65) 99996-1551

    Para envio de comprovante de pagamento
    (65) 99339 7481

    Para compra de medicamentos (orçamento e receitas)
    (65) 99207 3436

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