Definições e Siglas


Definições

  • Acidente pessoal: é o evento exclusivo, com data caracterizada, diretamente externo, súbito e imprevisível, involuntário e violento, causador de lesão física, que torne necessário o tratamento médico.
  • ANS: Agência Nacional de saúde Suplementar, é responsável pela regulação do plano.
  • Área de atuação: é o território em que a Unimed pode comercializar os seus planos, também fica responsável pelo oferecimento de rede credenciada para atendimento.
  • Carência: é o tempo que preciso ter de plano para ter direito a realizar determinado procedimento, conforme definido em contrato.
  • Cobertura: é o tipo de plano a que você tem direito.
  • Complicações na Gestação: são alterações patológicas durante a gestação, como por exemplo: gravidez tubária, eclampsia, parto prematuro, diabetes, abortamento, etc.
  • Coparticipação: é a participação na despesa assistencial a ser paga pelo cliente à operadora, após a realização do procedimento.
  • Emergência: são casos que implicam risco imediato de vida ou lesões irreparáveis para o paciente, caracterizado pelo médico. Ressaltamos ainda que as solicitações de urgência e emergência dos clientes de intercâmbio sem exceção serão analisados exclusivamente pelo médico do plantão, em cumprimento às normas do manual e de intercâmbio Nacional.
  • Sistema Unimed: é o conjunto de todas as Unimeds, cooperativas de trabalho médico, constantes da relação entregue à sua empresa, associadas entre si ou vinculadas contratualmente, para a prestação de serviços aos usuários
  • Urgência: são casos resultantes de acidente pessoal ou de complicações na gestação.
  • Usuário: é a pessoa física, inscrita e aceita pela sua empresa que usufruirá dos serviços ora contratados, seja na qualidade de titular ou seus respectivos dependentes. Por convenção, adotou-se o gênero masculino quando há referência aos(às) usuários(as), aos(às) filhos(as), aos(às) menores, etc.


IDENTIFICAÇÃO DO CLIENTE


Quais as formas de identificação do cliente da Unimed Cuiabá?

O cliente Unimed Cuiabá tem disponível quatro mecanismos diferenciados que podem ser utilizados para o atendimento médico na rede credenciada: biometria, senha, cartão magnético e cartão virtual disponibilizado no app Unimed Com Você. O leitor biométrico está instalado em todos os pontos de atendimento de Cuiabá, é o recurso que deve ser utilizado com prioridade para identificá-lo como cliente Unimed.


O que é biometria?

É a identificação de cada cliente para a liberação de atendimento nas unidades da Unimed Cuiabá. No caso da Cooperativa, a biometria inclui a impressão digital do beneficiário. Os dados são registrados no sistema de cadastro da Cooperativa.A biometria dispensa a senha, porém a apresentação de documento com foto continua sendo obrigatória. É muito rápido e fácil.


Como posso cadastrar minha biometria (digital)?

O cadastro é realizado na sede da Unimed Cuiabá no atendimento presencial

Para os clientes que estejam em atendimento em dos nossos serviços tais como; Fisioterapia, Clínicas Unimed, Pronto Atendimento, ambulatório e não tenham a biometria cadastrada, o cadastro será realizado no momento do atendimento.


Onde posso ser identificado via biometria?

Nas unidades de atendimento médico credenciadas de Cuiabá e área de ação.


Com a biometria, o cartão de identificação é dispensável?

No caso de atendimentos na área de ação da Unimed Cuiabá, a biometria pode ser utilizada como ferramenta principal de identificação. O cartão é indispensável para a identificação do cliente fora de Cuiabá.

Para atendimentos de intercâmbio (cliente que possui o plano com a Unimed Cuiabá e está precisando de atendimento fora daqui ou cliente de outras Unimeds, necessitando de atendimento aqui) a apresentação do cartão é indispensável. Podendo também ser utilizada a opção do cartão virtual, através do APP de sua Unimed.


Com a biometria meu RG é dispensável?

Não, a apresentação de documento de identidade com foto é obrigatória. Caso não possua o RG, o cliente pode apresentar a CNH, CTPS, etc.


Como funciona a identificação via senha?

A senha é o segundo recurso de identificação do cliente em Cuiabá. Ela também possibilita o acesso no site a várias informações importantes a respeito do plano de saúde e da Unimed Cuiabá.


Qual é minha senha?

A senha é encaminhada junto com o cartão ou pode ser cadastrada na Central de Relacionamento 24 horas, pelo telefone 0800 647 3008, digitando a opção 6. Caso tenha interesse, o cliente pode alterá-la quando quiser nesta mesma opção.


Cada beneficiário do meu contrato tem uma senha?

Inicialmente, a senha é a mesma para todos os beneficiários do contrato, porém, caso seja de interesse, ela pode ser alterada para cada um à sua escolha. Para beneficiários acima dos 18 anos de idade é necessário o desbloqueio da senha inicial no acesso a área do cliente no site da Unimed Cuiabá.


Onde sou identificado via senha?

A senha é solicitada quando durante o atendimento há algum problema na verificação da biometria. Ela também é utilizada para os acessos à área restrita do cliente no site da Unimed Cuiabá.


Como faço minha senha ou como recuperá-la?

O registro da senha é feito na Central de Relacionamento 24 horas, pelo telefone 0800 647 3008, digitando a opção 6. Digite o código do cartão, o número do CPF e a data de nascimento. Digite uma senha de quatro dígitos, a sua escolha e, em seguida, confirme.

É possível também recuperá-la no site da Unimed Cuiabá, na área Sou Cliente, no campo “Esqueceu sua senha”. A senha é reenviada por SMS ou e-mail de cadastro, ou ainda após solicitação pela Central de Relacionamento 24 horas.

Outra maneira pode ser através do canal exclusivo do prestador, 3612-3010 opção 7. Digite o código do cartão, o número do CPF e a data de nascimento. Digite uma senha de quatro dígitos, a sua escolha e, em seguida, confirme.


Onde a minha identificação é feita via cartão magnético ou cartão virtual?

O cartão magnético/virtual é a terceira opção de identificação do cliente Unimed Cuiabá. Em atendimento fora da Capital Mato-Grossense.


Quando recebo meu cartão magnético?

Se o contrato for particular, ele é entregue no momento da contratação do plano. Caso seja empresarial, o cartão é enviado pelos Correios, 40 dias após o início do contrato.


Se não recebi no prazo, como solicitar meu cartão?

Neste caso, entre em contato com a Central de Atendimento 24 horas, pelo telefone 0800 647 3008.


Qual é o prazo de validade do meu cartão? Consigo utilizar meu cartão vencido?

O cartão tem validade por dois anos ou enquanto o contrato estiver no período de vigência. Para atendimento na área de ação da Unimed Cuiabá, o cartão vencido pode ser utilizado, uma vez que a identificação é realizada por biometria. No caso de atendimento fora da área, isto não é possível.


Se estiver sem cartão, consigo ser atendido, inclusive fora de Cuiabá?

Não. Nas demais áreas de ação, a apresentação do cartão é obrigatória, porém pode ser utilizado o cartão virtual.

 

Onde consigo meu cartão virtual?

Através do aplicativo Unimed Com Você, realize o cadastro com número do cartão, data de nascimento e e-mail e escolha uma senha.

GUIA MÉDICO

A Unimed Cuiabá oferece mais de 1,3 mil médicos cooperados das mais diversas especialidades, além de rede credenciada. Acesse o Guia e busque pelo profissional e unidade à sua escolha.

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USO CONSCIENTE

Saiba como utilizar de forma econômica e sustentável o seu plano de saúde. Conheça as dicas e orientações da Unimed Cuiabá aos beneficiários.

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ATENDIMENTO

Fale com a Unimed Cuiabá através de seus canais de comunicação. A Cooperativa disponibiliza atendimento aos clientes via telefone, e-mail, redes sociais, chat e Ouvidoria.

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Canais de comunicação

A Unimed Cuiabá oferece diferentes canais de comunicação com o cliente

As redes funcionam diariamente 24 horas, com exceção do PABX, cujo horário de atendimento é das 7h30 às 17h e o Whatsapp das 8h às 17h.

Confira e escolha a melhor maneira de se comunicar com a Cooperativa.

  • Serviço de Atendimento ao Cliente


    sac@unimedcuiaba.coop.br 

    www.unimedcuiaba.com.br

    (Chat e Fale conosco)

  • PABX


    (65) 3612 3100

    Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h

  • Atendimento Presencial


    Rua Barão de Melgaço, 2730
    Centro Sul – Cuiabá

    Vendas, Relacionamento Corporativo, Relacionamento com o Cliente, Financeiro

  • Central de Atendimento 24 horas


    0800 647 3008

    0800 647 3110

    (para deficientes auditivos e de fala)

  • Ouvidoria


    Os registros são realizados através do telefone 0800 647 3008 ou se preferir pelo Fale Conosco, selecionando a opção Ouvidoria, ou através do SAC.


    O prazo de retorno às manifestações é de cinco dias úteis.

  • SMS/Whatsapp


    Para envio de imagens, como laudos, pedidos médicos, entre outros
    (65) 99996-1551

    Para envio de comprovante de pagamento
    (65) 99339 7481

    Para compra de medicamentos (orçamento e receitas)
    (65) 99207 3436

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