Definições e Siglas


Definições

  • Acidente pessoal: é o evento exclusivo, com data caracterizada, diretamente externo, súbito e imprevisível, involuntário e violento, causador de lesão física, que torne necessário o tratamento médico.
  • ANS: Agência Nacional de saúde Suplementar, é responsável pela regulação do plano.
  • Área de atuação: é o território em que a Unimed pode comercializar os seus planos, também fica responsável pelo oferecimento de rede credenciada para atendimento.
  • Carência: é o tempo que preciso ter de plano para ter direito a realizar determinado procedimento, conforme definido em contrato.
  • Cobertura: é o tipo de plano a que você tem direito.
  • Complicações na Gestação: são alterações patológicas durante a gestação, como por exemplo: gravidez tubária, eclampsia, parto prematuro, diabetes, abortamento, etc.
  • Coparticipação: é a participação na despesa assistencial a ser paga pelo cliente à operadora, após a realização do procedimento.
  • Emergência: são casos que implicam risco imediato de vida ou lesões irreparáveis para o paciente, caracterizado pelo médico. Ressaltamos ainda que as solicitações de urgência e emergência dos clientes de intercâmbio sem exceção serão analisados exclusivamente pelo médico do plantão, em cumprimento às normas do manual e de intercâmbio Nacional.
  • Sistema Unimed: é o conjunto de todas as Unimeds, cooperativas de trabalho médico, constantes da relação entregue à sua empresa, associadas entre si ou vinculadas contratualmente, para a prestação de serviços aos usuários
  • Urgência: são casos resultantes de acidente pessoal ou de complicações na gestação.
  • Usuário: é a pessoa física, inscrita e aceita pela sua empresa que usufruirá dos serviços ora contratados, seja na qualidade de titular ou seus respectivos dependentes. Por convenção, adotou-se o gênero masculino quando há referência aos(às) usuários(as), aos(às) filhos(as), aos(às) menores, etc.


URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS


O que é urgência e emergência?

Situações de urgência são casos resultantes de acidentes pessoais ou de complicações decorrentes de doenças, incluindo a gravidez e que necessitam de atenção imediata.

Situações de emergência são aquelas que implicam risco imediato de morte ou de lesões irreparáveis.


Após contratar um plano de saúde, quando posso ter cobertura para urgência / emergência?

Conforme legislação da Agência Nacional de Saúde (ANS), a cobertura para urgência/emergência é garantida 24 horas após a vigência do contrato. Caso seja solicitada, a cobertura deve estar dentro das regras estabelecidas pela Agência para cada tipo de plano: ambulatorial, hospitalar sem e com obstetrícia, plano referência e odontológico.

Em relação à internação para atendimento ambulatorial, o prazo de cobertura é de 12 horas. Se o beneficiário não puder arcar com os custos do hospital credenciado após este período, o transporte para um hospital público deverá ser realizado sob responsabilidade da Unimed Cuiabá. Caso o beneficiário ou responsável legal opte pela internação no hospital privado, a Operadora não tem obrigatoriedade pelo transporte.


No caso de atendimento limitado a 12 horas, se eu não puder ser levado para o SUS por haver algum risco, o que acontece?

Se o médico assistente determinar, por escrito, a impossibilidade de transferência por questões clínicas, o beneficiário ou familiar pode negociar as despesas para continuidade do atendimento com o hospital. Neste caso, a Operadora não pode assumir qualquer responsabilidade, após as 12 horas de atendimento inicial.


Os atendimentos dos casos de urgência/emergência precisam de autorização prévia?

Não. De acordo com a Resolução Normativa 259 e 268/2011 da Agência Nacional de Saúde (ANS), é obrigatória às Operadoras a autorização imediata de solicitações de urgência e emergência.


Onde posso ser atendido nestes casos?

A Unimed Cuiabá oferece em sua rede hospitais particulares credenciados para atendimento conforme o tipo de plano do beneficiário. A relação de instituições pode ser consultada no Guia Médico.


Quais unidades atendem urgência e emergência para clientes Unimed Fácil?

Além do Pronto Atendimento da Unimed Cuiabá (24 horas), nas especialidades Clínica médica e pediatria em urgência e emergência, os clientes Unimed Fácil são atendidos também nos seguintes hospitais credenciados:

  • Hospital Geral 24h (Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia)
  • Hospital Santa Rosa 24h (Obstetrícia - Parto)
  • Hospital Sotrauma (Fratura – 8h às 22h)
  • Hospital São Judas Tadeu (Clínica Médica 24h e Ortopedia 12h)
  • Hospital Santa Rita (Clínica Médica e Pediatria)
  • Hospital São Lucas (Clínica Médica)

Quais unidades atendem urgência e emergência para clientes Unimed Fácil e Flex?

Além do Pronto Atendimento da Unimed Cuiabá (24 horas), nas especialidades Clínica médica e pediatria em urgência e emergência, os clientes Unimed Fácil são atendidos também nos seguintes hospitais credenciados:

·                      Hospital Geral 24h (Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia)

·                      Hospital Santa Rosa 24h (Obstetrícia - Parto)

·                      Hospital Sotrauma (Fratura – 8h às 22h)

·                      Hospital São Judas Tadeu (Clínica Médica 24h e Ortopedia 12h)

·                      Hospital Santa Rita (Clínica Médica e Pediatria)

·                      Hospital São Lucas (Clínica Médica)

Clientes do plano Unimed Flex em caso de internações também possuem como rede credenciada os hospitais:

 

·                      Femina Serviços Médicos Hospitalar;

·                      Hospital São Matheus;

·                      Hospital Santa Rosa;

·                      Hospital Jardim Cuiabá;

·                      Hospital Amecor;

GUIA MÉDICO

A Unimed Cuiabá oferece mais de 1,3 mil médicos cooperados das mais diversas especialidades, além de rede credenciada. Acesse o Guia e busque pelo profissional e unidade à sua escolha.

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USO CONSCIENTE

Saiba como utilizar de forma econômica e sustentável o seu plano de saúde. Conheça as dicas e orientações da Unimed Cuiabá aos beneficiários.

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ATENDIMENTO

Fale com a Unimed Cuiabá através de seus canais de comunicação. A Cooperativa disponibiliza atendimento aos clientes via telefone, e-mail, redes sociais, chat e Ouvidoria.

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Canais de comunicação

A Unimed Cuiabá oferece diferentes canais de comunicação com o cliente

As redes funcionam diariamente 24 horas, com exceção do PABX, cujo horário de atendimento é das 7h30 às 17h e o Whatsapp das 8h às 17h.

Confira e escolha a melhor maneira de se comunicar com a Cooperativa.

  • Serviço de Atendimento ao Cliente


    sac@unimedcuiaba.coop.br 

    www.unimedcuiaba.com.br

    (Chat e Fale conosco)

  • PABX


    (65) 3612 3100

    Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h

  • Atendimento Presencial


    Rua Barão de Melgaço, 2730
    Centro Sul – Cuiabá

    Vendas, Relacionamento Corporativo, Relacionamento com o Cliente, Financeiro

  • Central de Atendimento 24 horas


    0800 647 3008

    0800 647 3110

    (para deficientes auditivos e de fala)

  • Ouvidoria


    Os registros são realizados através do telefone 0800 647 3008 ou se preferir pelo Fale Conosco, selecionando a opção Ouvidoria, ou através do SAC.


    O prazo de retorno às manifestações é de cinco dias úteis.

  • SMS/Whatsapp


    Para envio de imagens, como laudos, pedidos médicos, entre outros
    (65) 99996-1551

    Para envio de comprovante de pagamento
    (65) 99339 7481

    Para compra de medicamentos (orçamento e receitas)
    (65) 99207 3436

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