Definições e Siglas


Definições

  • Acidente pessoal: é o evento exclusivo, com data caracterizada, diretamente externo, súbito e imprevisível, involuntário e violento, causador de lesão física, que torne necessário o tratamento médico.
  • ANS: Agência Nacional de saúde Suplementar, é responsável pela regulação do plano.
  • Área de atuação: é o território em que a Unimed pode comercializar os seus planos, também fica responsável pelo oferecimento de rede credenciada para atendimento.
  • Carência: é o tempo que preciso ter de plano para ter direito a realizar determinado procedimento, conforme definido em contrato.
  • Cobertura: é o tipo de plano a que você tem direito.
  • Complicações na Gestação: são alterações patológicas durante a gestação, como por exemplo: gravidez tubária, eclampsia, parto prematuro, diabetes, abortamento, etc.
  • Coparticipação: é a participação na despesa assistencial a ser paga pelo cliente à operadora, após a realização do procedimento.
  • Emergência: são casos que implicam risco imediato de vida ou lesões irreparáveis para o paciente, caracterizado pelo médico. Ressaltamos ainda que as solicitações de urgência e emergência dos clientes de intercâmbio sem exceção serão analisados exclusivamente pelo médico do plantão, em cumprimento às normas do manual e de intercâmbio Nacional.
  • Sistema Unimed: é o conjunto de todas as Unimeds, cooperativas de trabalho médico, constantes da relação entregue à sua empresa, associadas entre si ou vinculadas contratualmente, para a prestação de serviços aos usuários
  • Urgência: são casos resultantes de acidente pessoal ou de complicações na gestação.
  • Usuário: é a pessoa física, inscrita e aceita pela sua empresa que usufruirá dos serviços ora contratados, seja na qualidade de titular ou seus respectivos dependentes. Por convenção, adotou-se o gênero masculino quando há referência aos(às) usuários(as), aos(às) filhos(as), aos(às) menores, etc.


AUTORIZAÇÃO ELETRÔNICA DE PROCEDIMENTOS


O que é a autorização?

Se o cliente utilizar o plano de saúde por meio da identificação biométrica, todo o processo de autorização de procedimentos poderá ser feito eletronicamente. Ao invés das guias de papel, o próprio médico emite, do consultório, uma solicitação no sistema.

Após autorização, o cliente pode se dirigir a rede credenciada e realizar o procedimento. Para isso, ele precisa ser identificado novamente pelo leitor biométrico. É prático, rápido e seguro.

Registrada a pré-autorização, o cliente pode se dirigir a qualquer laboratório da rede credenciada e realizar o exame. 


Como funciona a autorização dos pedidos? 

A maioria dos pedidos são autorizados automaticamente quando o cliente já tiver cumprido as carências e estiver adimplente. No entanto, existem alguns deles que são passíveis de análise ou dependem de entrega de alguma documentação complementar para análise, como laudos, realização de pericia médica, entre outros.


Como fico sabendo se o meu pedido foi autorizado?

No momento em que o médico faz a solicitação em sistema, caso o pedido não seja autorizado já aparece para o mesmo. O médico também tem a opção de cadastrar um telefone para contato, para assim que o pedido for autorizado, o cliente receber um SMS com a notificação. Também é possível acompanhar o status do pedido pelo site. Para isto é necessário o número do pedido/pericia e acessar a área de consultas e também pelo 0800 647 3008. Esta opção é disponível apenas para clientes na área de ação da Cooperativa. 


Qual é o prazo de análise? 

Exames simples – até três (3) úteis;

Exames complexos – até 10 dias úteis;

Terapias – até 10 dias úteis;

Procedimentos simples – até 10 dias úteis;

Procedimentos de alta complexidade - até 21 dias úteis;

Para cliente intercâmbio, verificar junto a sua Unimed de origem.

VALIDADE DO PEDIDO

O pedido médico o tem a validade de 60 dias.

GUIA MÉDICO

A Unimed Cuiabá oferece mais de 1,3 mil médicos cooperados das mais diversas especialidades, além de rede credenciada. Acesse o Guia e busque pelo profissional e unidade à sua escolha.

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USO CONSCIENTE

Saiba como utilizar de forma econômica e sustentável o seu plano de saúde. Conheça as dicas e orientações da Unimed Cuiabá aos beneficiários.

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ATENDIMENTO

Fale com a Unimed Cuiabá através de seus canais de comunicação. A Cooperativa disponibiliza atendimento aos clientes via telefone, e-mail, redes sociais, chat e Ouvidoria.

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Canais de comunicação

A Unimed Cuiabá oferece diferentes canais de comunicação com o cliente

As redes funcionam diariamente 24 horas, com exceção do PABX, cujo horário de atendimento é das 7h30 às 17h e o Whatsapp das 8h às 17h.

Confira e escolha a melhor maneira de se comunicar com a Cooperativa.

  • Serviço de Atendimento ao Cliente


    sac@unimedcuiaba.coop.br 

    www.unimedcuiaba.com.br

    (Chat e Fale conosco)

  • PABX


    (65) 3612 3100

    Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h

  • Atendimento Presencial


    Rua Barão de Melgaço, 2730
    Centro Sul – Cuiabá

    Vendas, Relacionamento Corporativo, Relacionamento com o Cliente, Financeiro

  • Central de Atendimento 24 horas


    0800 647 3008

    0800 647 3110

    (para deficientes auditivos e de fala)

  • Ouvidoria


    Os registros são realizados através do telefone 0800 647 3008 ou se preferir pelo Fale Conosco, selecionando a opção Ouvidoria, ou através do SAC.


    O prazo de retorno às manifestações é de cinco dias úteis.

  • SMS/Whatsapp


    Para envio de imagens, como laudos, pedidos médicos, entre outros
    (65) 99996-1551

    Para envio de comprovante de pagamento
    (65) 99339 7481

    Para compra de medicamentos (orçamento e receitas)
    (65) 99207 3436

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