Definições e Siglas


Definições

  • Acidente pessoal: é o evento exclusivo, com data caracterizada, diretamente externo, súbito e imprevisível, involuntário e violento, causador de lesão física, que torne necessário o tratamento médico.
  • ANS: Agência Nacional de saúde Suplementar, é responsável pela regulação do plano.
  • Área de atuação: é o território em que a Unimed pode comercializar os seus planos, também fica responsável pelo oferecimento de rede credenciada para atendimento.
  • Carência: é o tempo que preciso ter de plano para ter direito a realizar determinado procedimento, conforme definido em contrato.
  • Cobertura: é o tipo de plano a que você tem direito.
  • Complicações na Gestação: são alterações patológicas durante a gestação, como por exemplo: gravidez tubária, eclampsia, parto prematuro, diabetes, abortamento, etc.
  • Coparticipação: é a participação na despesa assistencial a ser paga pelo cliente à operadora, após a realização do procedimento.
  • Emergência: são casos que implicam risco imediato de vida ou lesões irreparáveis para o paciente, caracterizado pelo médico. Ressaltamos ainda que as solicitações de urgência e emergência dos clientes de intercâmbio sem exceção serão analisados exclusivamente pelo médico do plantão, em cumprimento às normas do manual e de intercâmbio Nacional.
  • Sistema Unimed: é o conjunto de todas as Unimeds, cooperativas de trabalho médico, constantes da relação entregue à sua empresa, associadas entre si ou vinculadas contratualmente, para a prestação de serviços aos usuários
  • Urgência: são casos resultantes de acidente pessoal ou de complicações na gestação.
  • Usuário: é a pessoa física, inscrita e aceita pela sua empresa que usufruirá dos serviços ora contratados, seja na qualidade de titular ou seus respectivos dependentes. Por convenção, adotou-se o gênero masculino quando há referência aos(às) usuários(as), aos(às) filhos(as), aos(às) menores, etc.


ENCAMINHAMENTO PARA TERAPIA


Como é feito o encaminhamento?

Para realização de sessões de terapia, como: fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo, é necessário que o médico cooperado da Unimed Cuiabá faça o encaminhamento da primeira sessão em sistema. Este processo é realizado por meio de um pedido médico. Após a aprovação do encaminhamento, o beneficiário deve ligar na Central, pelo telefone (65) 3319-3500 para realizar o agendamento. A carência contratual, para realização deste tipo de procedimento é de 180 dias.

Para melhor atendimento aos beneficiários, a Unimed Cuiabá possui rede própria para realização das sessões. Inicialmente, a quantidade limitada de sessões é de seis para fonoaudiólogo e nutricionista e 12 para psicólogo.

A continuidade do tratamento será analisada pelo profissional em atendimento, podendo chegar ao limite abaixo, desde que obedeça aos critérios descritos:

CONSULTAS/SESSÕES COM PSICÓLOGO E/OU TERAPEUTAOCUPACIONAL                 

1. Cobertura obrigatória de até 40 consultas/sessões por ano de contrato quandopreenchido pelo menos um dos seguintes critérios:

a. pacientes com diagnóstico primário ou secundário de esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes(CID F 20 a F 29);

b. pacientes com diagnóstico primário ou secundário detranstornos do desenvolvimento psicológico (F84).

c. pacientes com diagnóstico primário ou secundário desíndromes comportamentais associadas a disfunções fisiológicas e afatores físicos (F 50);

d. pacientes com diagnóstico primário ou secundário detranstornos do humor (CID F 31, F 33);

CONSULTAS/SESSÕES COM TERAPEUTA OCUPACIONAL

1. Cobertura obrigatória de até 12 consultas/sessões por ano de contrato, quandopreenchido pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Pacientes com diagnóstico primário ou secundário de demência(CID F 00 à F 03);
  • Pacientes com diagnóstico primário ou secundário de retardo(CID F 70 à F 79).
  • Pacientes com diagnóstico primário ou secundário detranstornos do desenvolvimento psicológico (F 82, F 83).

SESSÃO DE PSICOTERAPIA

1. Cobertura obrigatória de até 12 sessões por ano de contrato quandopreenchido pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Pacientes com diagnóstico primário ou secundário de transtornosneuróticos, transtornos relacionados com o "stress" e transtornossomatoformes (CID F 40 a F 48);
  • Pacientes com diagnóstico primário ou secundário de síndromescomportamentais associadas a disfunções fisiológicas e a fatores físicos(F 51 a F 59);
  • Pacientes com diagnóstico primário ou secundário de transtornosda infância e adolescência (CID F 90 a F 98);
  • Pacientes com diagnóstico primário ou secundário de transtornosdo desenvolvimento psicológico (F 80, F 81, F 83, F 88, F 89).
  • Pacientes com diagnóstico primário ou secundário de transtornosdo humor (CID F 30, F 32, F 34, F 38, F 39);
  • Pacientes com diagnóstico primário ou secundário de transtornosmentais e comportamentais devido ao uso de substâncias psicoativas(CID F 10 a F 19).

CONSULTAS/SESSÕES COM FONOAUDIÓLOGO

1. Cobertura obrigatória de até 24 consultas/sessões por ano de contratoquando preenchido pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Pacientes com perda de audição (CID H90 e H91);
  • Pacientes com gagueira [tartamudez] ou taquifemia [linguagemprecipitada] (CID F.98.5 ou F.98.6);
  • Pacientes com transtornos específicos do desenvolvimento da fala eda linguagem (CID F80);
  • Pacientes com fenda palatina, labial ou lábio palatina (CID Q35, Q36e Q37);
  • Pacientes com disfagia (CID R13);
  • Pacientes portadores de anomalias dentofaciais (CID K07);
  • Pacientes portadores de um dos seguintes diagnósticos: disfasia e afasia; disartria e anartria; apraxia; dislexia e disfonia (R47.0;R47.1; R48.2 e R48.0 e R49.0).

2. Para os casos não enquadrados nos critérios acima, a coberturaobrigatória é de 6 consultas/sessões de fonoaudiologia por ano de contrato.

CONSULTAS COM NUTRICIONISTA

1. Cobertura obrigatória, de até 12 de consultas/sessões, quandopreenchidos todos os seguintes critérios:

  • Ter diagnóstico confirmado de diabetes (tipo I ou tipo II em uso demedicação);
  • Ter realizado pelo menos 02 (duas) consultas médicas especializadasnos últimos 12 meses (endocrinologista e/ou oftalmologista e/oucardiologista e/ou nefrologista)
  • Ter realizado pelo menos 1 ECG nos últimos 12 meses
  • Ter realizado pelo menos 2 exames de hemoglobina glicosilada nosúltimos 12 meses.

2. Para todos os casos não enquadrados nos critérios acima, a coberturamínima obrigatória é de 6 consultas/sessões de nutrição por ano decontrato.


Como é feito encaminhamento de clientes Unimed Fácil e rede aberta?

A Unimed Cuiabá oferece o Ambulatório Fácil como rede própria de atendimento para consultas eletivas aos clientes Unimed Fácil e Flex. Caso tenha alguma especialidade médica não disponível no momento do atendimento no Ambulatório, o beneficiário tem a opção de acionar o 0800 647 3008, para encaminhamento ao especialista em rede aberta.

Para os casos de exames e internação, onde não for localizado médico na rede credenciada, é necessário dirigir-se a sede da Unimed Cuiabá (de segunda a sexta, das 07:30 às 17:00), para análise e encaminhamento a rede aberta, se constatada a falta de rede credenciada para execução.

Para a solicitação na rede aberta, é necessário observar se as carências já foram cumpridas.No caso de exames e internação, além da carência, é necessário ter o pedido médico em sistema, devidamente autorizado.


Como é realizado o encaminhamento para Fisioterapia?

A unidade de Fisioterapia Unimed é um dos benefícios exclusivos que a Unimed Cuiabá oferece aos clientes. Para o primeiro atendimento, não é necessário agendamento, sendo realizado por ordem de chegada. A unidade oferece os seguintes serviços: eletrotermofototerapia, exercícios para correção postural para gestantes, fisioterapia respiratória, ginásio e hidroterapia. O horário de atendimento para avaliações é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30.

GUIA MÉDICO

A Unimed Cuiabá oferece mais de 1,3 mil médicos cooperados das mais diversas especialidades, além de rede credenciada. Acesse o Guia e busque pelo profissional e unidade à sua escolha.

ACESSAR

USO CONSCIENTE

Saiba como utilizar de forma econômica e sustentável o seu plano de saúde. Conheça as dicas e orientações da Unimed Cuiabá aos beneficiários.

ACESSAR

ATENDIMENTO

Fale com a Unimed Cuiabá através de seus canais de comunicação. A Cooperativa disponibiliza atendimento aos clientes via telefone, e-mail, redes sociais, chat e Ouvidoria.

ACESSAR

Canais de comunicação

A Unimed Cuiabá oferece diferentes canais de comunicação com o cliente

As redes funcionam diariamente 24 horas, com exceção do PABX, cujo horário de atendimento é das 7h30 às 17h e o Whatsapp das 8h às 17h.

Confira e escolha a melhor maneira de se comunicar com a Cooperativa.

  • Serviço de Atendimento ao Cliente


    sac@unimedcuiaba.coop.br 

    www.unimedcuiaba.com.br

    (Chat e Fale conosco)

  • PABX


    (65) 3612 3100

    Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h

  • Atendimento Presencial


    Rua Barão de Melgaço, 2730
    Centro Sul – Cuiabá

    Vendas, Relacionamento Corporativo, Relacionamento com o Cliente, Financeiro

  • Central de Atendimento 24 horas


    0800 647 3008

    0800 647 3110

    (para deficientes auditivos e de fala)

  • Ouvidoria


    Os registros são realizados através do telefone 0800 647 3008 ou se preferir pelo Fale Conosco, selecionando a opção Ouvidoria, ou através do SAC.


    O prazo de retorno às manifestações é de cinco dias úteis.

  • SMS/Whatsapp


    Para envio de imagens, como laudos, pedidos médicos, entre outros
    (65) 99996-1551

    Para envio de comprovante de pagamento
    (65) 99339 7481

    Para compra de medicamentos (orçamento e receitas)
    (65) 99207 3436

  • Acompanhe-nos nas redes sociais


  • APP Unimed Com Você