Definições e Siglas


Definições

  • Acidente pessoal: é o evento exclusivo, com data caracterizada, diretamente externo, súbito e imprevisível, involuntário e violento, causador de lesão física, que torne necessário o tratamento médico.
  • ANS: Agência Nacional de saúde Suplementar, é responsável pela regulação do plano.
  • Área de atuação: é o território em que a Unimed pode comercializar os seus planos, também fica responsável pelo oferecimento de rede credenciada para atendimento.
  • Carência: é o tempo que preciso ter de plano para ter direito a realizar determinado procedimento, conforme definido em contrato.
  • Cobertura: é o tipo de plano a que você tem direito.
  • Complicações na Gestação: são alterações patológicas durante a gestação, como por exemplo: gravidez tubária, eclampsia, parto prematuro, diabetes, abortamento, etc.
  • Coparticipação: é a participação na despesa assistencial a ser paga pelo cliente à operadora, após a realização do procedimento.
  • Emergência: são casos que implicam risco imediato de vida ou lesões irreparáveis para o paciente, caracterizado pelo médico. Ressaltamos ainda que as solicitações de urgência e emergência dos clientes de intercâmbio sem exceção serão analisados exclusivamente pelo médico do plantão, em cumprimento às normas do manual e de intercâmbio Nacional.
  • Sistema Unimed: é o conjunto de todas as Unimeds, cooperativas de trabalho médico, constantes da relação entregue à sua empresa, associadas entre si ou vinculadas contratualmente, para a prestação de serviços aos usuários
  • Urgência: são casos resultantes de acidente pessoal ou de complicações na gestação.
  • Usuário: é a pessoa física, inscrita e aceita pela sua empresa que usufruirá dos serviços ora contratados, seja na qualidade de titular ou seus respectivos dependentes. Por convenção, adotou-se o gênero masculino quando há referência aos(às) usuários(as), aos(às) filhos(as), aos(às) menores, etc.


BIOMETRIA

Para que serve a biometria?

Para reconhecer as pessoas por suas digitais, que são únicas. Desse modo possibilita maior segurança na identificação e maior agilidade no atendimento.

 

O que é biometria?

É a tecnologia que permite a identificação de cada cliente por meio de sua digital para a liberação de atendimento nas unidades da Unimed Cuiabá. Os dados são registrados no sistema de cadastro da Cooperativa. A biometria dispensa a senha, porém a apresentação de documento com foto continua sendo obrigatória. É muito rápido e fácil.


Como posso cadastrar minha biometria (digital)?

O cadastro é realizado na sede da Unimed Cuiabá no atendimento presencial

Para os clientes que estejam em atendimento em dos nossos serviços tais como Fisioterapia, Clínicas Unimed, Pronto Atendimento, Ambulatório e não tenham a biometria cadastrada, será realizado o cadastramento no momento do atendimento.


Não possuo biometria (digital) como proceder?

Para os clientes que possuem menos de 5 anos ou mais de 60, a digital é dispensável.

Para os clientes que por algum motivo não possuem a biometria, é possível realizar um cadastro de exceção na sede da Unimed, onde uma vez cadastrado, o mesmo fica isento da necessidade de passar a biometria no momento do atendimento.


 

Ainda não possuo cadastro da biometria ou a minha biometria está apresentando falhas, como devo proceder?

Deve procurar a sede da Unimed Cuiabá para o cadastro, recadastro ou cadastro de exceção.

No entanto não ter a biometria cadastrada ou quando a mesma apresenta falha, não é um impedimento para que o cliente seja atendido, basta apresentar documento de identificação com foto e o cartão Unimed (no caso de cliente intercâmbio) que o local deverá acionar a Unimed Cuiabá para a autorização do atendimento. Lembrando que em caso de consulta, o local também pode realizar a autorização através da URA, com a senha de 4 dígitos do cliente.


 

Onde posso ser identificado via biometria?

Nas unidades de atendimento médico credenciadas de Cuiabá e área de ação.


Com a biometria, o cartão de identificação é dispensável?

No caso de atendimentos na área de ação da Unimed Cuiabá, a biometria pode ser utilizada como ferramenta principal de identificação. O cartão é indispensável para a identificação do cliente fora de Cuiabá.

Para atendimentos de intercâmbio (cliente que possui o plano com a Unimed Cuiabá e está precisando de atendimento fora daqui ou cliente de outras Unimeds, necessitando de atendimento aqui) a apresentação do cartão é indispensável. Podendo também ser utilizada a opção do cartão virtual, através do APP de sua Unimed.


Com a biometria meu RG é dispensável?

Não, a apresentação de documento de identidade com foto é obrigatória. Caso não possua o RG, o cliente pode apresentar a CNH, CTPS, etc.


GUIA MÉDICO

A Unimed Cuiabá oferece mais de 1,3 mil médicos cooperados das mais diversas especialidades, além de rede credenciada. Acesse o Guia e busque pelo profissional e unidade à sua escolha.

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USO CONSCIENTE

Saiba como utilizar de forma econômica e sustentável o seu plano de saúde. Conheça as dicas e orientações da Unimed Cuiabá aos beneficiários.

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ATENDIMENTO

Fale com a Unimed Cuiabá através de seus canais de comunicação. A Cooperativa disponibiliza atendimento aos clientes via telefone, e-mail, redes sociais, chat e Ouvidoria.

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Canais de comunicação

A Unimed Cuiabá oferece diferentes canais de comunicação com o cliente

As redes funcionam diariamente 24 horas, com exceção do PABX, cujo horário de atendimento é das 7h30 às 17h e o Whatsapp das 8h às 17h.

Confira e escolha a melhor maneira de se comunicar com a Cooperativa.

  • Serviço de Atendimento ao Cliente


    sac@unimedcuiaba.coop.br 

    www.unimedcuiaba.com.br

    (Chat e Fale conosco)

  • PABX


    (65) 3612 3100

    Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h

  • Atendimento Presencial


    Rua Barão de Melgaço, 2730
    Centro Sul – Cuiabá

    Vendas, Relacionamento Corporativo, Relacionamento com o Cliente, Financeiro

  • Central de Atendimento 24 horas


    0800 647 3008

    0800 647 3110

    (para deficientes auditivos e de fala)

  • Ouvidoria


    Os registros são realizados através do telefone 0800 647 3008 ou se preferir pelo Fale Conosco, selecionando a opção Ouvidoria, ou através do SAC.


    O prazo de retorno às manifestações é de cinco dias úteis.

  • SMS/Whatsapp


    Para envio de imagens, como laudos, pedidos médicos, entre outros
    (65) 99996-1551

    Para envio de comprovante de pagamento
    (65) 99339 7481

    Para compra de medicamentos (orçamento e receitas)
    (65) 99207 3436

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